App desenvolvido por brasileiros ajuda a desenvolver a fala de crianças com Down

Você sabia que PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN podem ter direito à isenção de impostos para PCD na compra de um carro novo? Entre em contato com a KAO Isenções (11) 4378-3762 ou (11) 4378-3763, nossos consultores te auxiliam no processo.

Um aplicativo com inteligência artificial auxilia no desenvolvimento da fala de meninos e meninas com Down. O projeto foi idealizado por Marinalva Dias Soares, cientista da computação, em conjunto com um grupo de estudiosos da Universidade de São Paulo (USP).

O aplicativo nomeado como SofiaFala surgiu depois que Sofia, filha de Marinalva, foi diagnosticada com Sindrome de Down e sua mãe percebeu que precisaria de ferramentas que pudessem auxiliá-la no desenvolvimento da fala. O software, que está disponível gratuitamente para celulares e tablets com Android, capta imagens e sons produzidos nos exercícios feitos com um profissional de fonoaudiologia e depois os analisa, traçando dois tipos de repostas: uma lúdico-educacional, com orientações para o paciente; outra direcionada ao fonoaudiólogo com dados métricos e estatísticos que podem ser usados para acompanhar e orientar a evolução da criança.

Algumas atitudes na rotina também pode ajudar as crianças

-Interaja com o bebe enquanto ele ainda não fala. Use gestos e contatos visuais.

-Durante atividades do dia-a-dia como: refeições, banho e brincadeiras, apontem partes do corpo e objetos e nomeie em voz alta.

– Reproduza barulhos de animais, cante músicas, conte histórias.

– Crie uma atmosfera agradável e interessante que desperte a curiosidade do pequeno.

 

Para informações: e-mail sofiafala.contato@gmail.com

Fonte: Saúde